Notícia

Fotos ISBE Lançamento da Nova Cochrane Portugal | Jan 2020

É com enorme satisfação que a Cochrane anuncia o lançamento oficial da nova Cochrane Portugal, um novo centro Cochrane cuja meta é aumentar o uso da melhor evidência científica, informando devidamente os decisores da área da saúde em todo o país.

No dia 16 de Janeiro de 2020, foi lançada em Lisboa a nova Cochrane Portugal, numa conferência que teve lugar no Instituto de Saúde Baseada na Evidência (ISBE), das Faculdades de Medicina e de Farmácia da Universidade de Lisboa.
Depois de apresentar a actual estrutura, aprovada pelo Conselho de Administração da Cochrane – três Centros Associados nas Faculdades de Medicina das Universidades de Lisboa, Porto e Coimbra – António Vaz Carneiro (Director da Cochrane Portugal) fez uma projecção, para um futuro próximo, com a possibilidade de se juntarem três potenciais Centros Afiliados, das Universidades de Braga, Covilhã e Lisboa (Universidade Nova), e que formarão, assim, a Cochrane Portugal a curto prazo.

Após esta introdução, Mark Wilson (CEO of Cochrane), dirigindo-se a uma audiência 150 pessoas, falou sobre “Liderança na Saúde Global Baseada na Evidência Informada em 2020: As conquistas e os desafios da Cochrane”. Forneceu um panorama global da Cochrane, falou sobre a Estratégia 2020 e apresentou os quatro objectivos principais da Cochrane. Foi ainda realçada a necessidade de se criar em Portugal uma sólida actividade de tradução do
conhecimento.

A segunda parte do encontro foi dedicada a uma mesa redonda, moderada pelo ex- Ministério da Saúde, Sr. Prof. Doutor Adalberto Campos Fernandes e com a participação dos representantes da Associação Médica Portuguesa – Dr. Alexandre Lourenço, e da Associação Portuguesa de Farmacêuticos – Profa. Doutora Ana Paula Martins.
A interacção com a assistência foi animada e muitas foram as ideias partilhadas sobre como a Cochrane Portugal pode desempenhar um papel importante no Sistema Nacional de Saúde.

A conferência foi encerrada pelo Secretário de Estado da Saúde – Dr. António Sales, que, num breve discurso, afirmou a necessidade de a tomada de decisão política dever ser suportada por evidência de alta qualidade, referindo, também, a importância de a Cochrane Portugal trabalhar em estreita colaboração com o governo no fornecimento de evidência científica relevante
e útil.

Para obter mais informação sobre o trabalho da Cochrane Portugal, visite o website https://portugal.cochrane.org/